Governo do Amapá organiza segurança e trânsito para o desfile de 13 de setembro com mais de 140 militares
Policiais militares e bombeiros farão os trabalhos de policiamento preventivo e ostensivo, além dos trabalhos de atendimentos médicos.
Militares ficarão dispostos estrategicamente para atender e assegurar a tranquilidade da população
O Governo do Estado divulga os esquemas de segurança e trânsito com 146 militares para o desfile de 13 de setembro, no Sambódromo. Ao todo, cerca de 4 mil alunos vão homenagear o aniversário do ex-Território. Bandas de Fanfarra e o grupo Banzeiro também participam da programação.
Para garantir a segurança do desfile de 13 de setembro, no Sambódromo, na Zona Sul de Macapá, o Governo do Estado disponibiliza mais de 100 militares da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CBM) para realizar o policiamento preventivo e ostensivo e trabalho de pronto atendimento médico no local e no entorno do evento.
O desfile cívico acontece a partir das 17h desta quarta-feira, 13, em comemoração aos 80 anos de criação do ex-Território. Serão cerca de 60 policiais militares e mais de 40 bombeiros que ficarão dispostos estrategicamente para atender e assegurar a tranquilidade da população.
Com o tema “Amapá 80 Anos”, a programação deve reunir mais de quatro mil estudantes de 57 escolas estaduais de Macapá e Santana, com apresentações tradicionais de 12 bandas marciais e de fanfarra, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seed).
Efetivos
Segundo o planejamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a PM contará com os batalhões de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Policiamento Estadual de Trânsito (BPRE), além de servidores do 1º Batalhão, responsável pela Zona Sul da capital, com reforço da Diretoria de Operações da instituição.
O CBM estará com viaturas de salvamento que ficarão em pontos bases no Sambódromo e mais duas ambulâncias para atendimentos e remoção de pessoas que possam precisar de atendimentos mais especializados.
Trânsito e estacionamentos
O GSI divulgou também o planejamento da disposição do tráfego para o dia do desfile. A Avenida Ivaldo Veras ficará interditada no perímetro que vai desde a Cidade do Samba até a esquina da Rodovia Josmar Pinto (antiga JK).
Já as vias que circundam o Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa (Zerão) terão interdições parciais. Além do serviço dos policiais militares, estarão envolvidos na logística da organização dos acessos viários o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).
Haverá dois espaços destinados aos veículos. Um no terreno ao lado do Atacadão Assaí, e outro ao redor do Estádio do Zerão. Ambos serão destinados ao público que for acessar as arquibancadas e aos alunos que forem participar do desfile.
Desfiles cívicos
Além da capital haverá programações nos distritos de São Joaquim do Pacuí, na quinta-feira, 14, e Santo Antônio da Pedreira, na sexta-feira, 15.
Durante a programação, coordenada pela Seed, as escolas vão apresentar características culturais e sociais do povo amapaense relembrando e celebrando o processo de formação política do Amapá, desde a criação da capitania do Cabo Norte, passando a Território Federal, até a transformação em estado.
Na oportunidade, serão homenageadas instituições que deram início ao movimento de construção do Amapá valorizando a trajetória do povo, que construiu a identidade cultural do estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!