Monumento Marco Zero do Equador terá iluminação especial para celebrar `Amapá 80 Anos´
Obelisco receberá a projeção em verde, amarelo e azul, durante a programação desta quarta-feira, 13.
Ação integra a programação do desfile cívico no Sambódromo
Em homenagem aos 80 anos de criação do Amapá, o monumento do Marco Zero do Equador, um dos principais símbolos históricos e turísticos de Macapá, receberá iluminação especial com as cores da bandeira, nesta quarta-feira, 13, como parte das ações da programação “Amapá 80 Anos” do Governo do Estado.
As luzes no monumento, em verde, amarelo e azul, irão compor o cenário para o desfile cívico de 13 de setembro, que acontece no Sambódromo, a partir das 17h. Serão alunos, bandas marciais e fanfarras de 57 escolas, que irão passar pela avenida Ivaldo Veras. Uma das atrações também será o cortejo especial do Banzeiro Brilho de Fogo, que encerrará o desfile.
A iluminação do Monumento do Marco Zero do Equador é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação para as celebrações festivas da criação do estado.
"Este será um momento único da história de criação do Amapá, teremos uma programação intensa, que segue durante os próximos meses, reverenciando toda a história, cultura e o desenvolvimento de quem constrói essa terra; estamos envolvendo todas as esferas nesse projeto importante, ele está na educação, na economia, no esporte, na nossa biodiversidade, enfim, é a valorização da grandeza do nosso estado", pontua a secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.
Monumento
Inaugurado em 1987, o Monumento Marco Zero marca a linha imaginária do Equador, que corta a capital amapaense e o mundo.
O obelisco possui 30 metros de altura e é um dos pontos turísticos mais famosos do Amapá. Durante duas vezes, todos os anos, o local celebra a mudança das estações, com o Equinócio, que acontece em março e setembro, com a chegada da primavera.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!