Programação também levou o público a vivenciar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
Evento, nesta quinta-feira, 21, contou com várias atividades na praça Veiga Cabral, em Macapá
O Governo do Amapá realizou uma programação especial com muita arte, música e dança para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira, 21. O palco escolhido foi a praça Veiga Cabral, em Macapá.
O evento, coordenado pelo Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência (CAP), também contou com apresentação da banda do Corpo de Bombeiros e chamou atenção do público que teve a oportunidade de interagir e vivenciar na prática as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam, principalmente no que diz respeito à acessibilidade.
Izaac Ribeiro Araújo, aluno do CAP há mais de 10 anos, que faz parte do projeto Enxergando Através da Dança, participou da programação. "Dançar para mim, é uma terapia. Me ajuda na coordenação e me estimula a ser menos tímido. Contribuiu muito na minha vida em geral, essa data é muito importante para nos fazer serem ouvidos", enfatiza o aluno.
Além de contribuir com o desenvolvimento global da pessoa com deficiência visual, o CAP oferece também serviços como:
- Avaliação com equipe interdisciplinar
- Reabilitação na área da deficiência visual: Braille, soroban, assinatura cursiva, tecnologia assistiva, educação física inclusiva, dança e estimulação visual-OM
- Atendimento educacional especializado na área da deficiência visual (DV)
- Estimulação precoce
- Produção em Braille
- Formação continuada na área da DV
Para as coordenadoras e professoras do centro, as atividades dão aos alunos a possibilidade de uma rotina menos dependente, o que contribui para o desenvolvimento e para a inclusão na sociedade.
Outros serviços oferecidos pelo CAP:
- Atendimento odontológico
- Atendimento psicológico
- Atendimento de fonoaudiólogo
- Nutricionista
A importância da inclusão
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é uma data importante para lembrar da importância da inclusão das pessoas na sociedade. Apesar de todos os avanços conquistados nas últimas décadas, ainda há muito a ser feito para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades de todos os cidadãos.
A programação realizada pelo CAP no Amapá é um exemplo de como é possível promover a inclusão por meio de ações educativas e culturais. Ao proporcionar aos alunos a oportunidade de participar de atividades artísticas e culturais, o centro contribui para que eles se sintam valorizados e parte da sociedade.
É importante lembrar que a inclusão é um processo que envolve a sociedade como um todo. Todos nós podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitando as diferenças e garantindo os direitos de todas as pessoas.
SERVIÇO
Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência (CAP)
Endereço: Avenida Professor Cora de Carvalho, 4067, bairro Alvorada, Macapá
Horário: 8h às 18h
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!