Governo do Amapá realiza programação cultural durante a entrega do Novo Cândido Portinari
Primeira edição do projeto 'Tarde com Arte' contou com apresentações de vários segmentos. Ação agora acontece uma vez por mês no local, das 16h às 20h.
Comunidade visitou exposições durante a reinauguração do Novo Cândido PortinariO Governo do Amapá realizou na terça-feira, 20, durante a entrega do Novo Cândido Portinari, o projeto "Tarde com Arte". A ação visa reunir, durante a última sexta-feira de cada mês, artistas de todos os segmentos para celebrar a cultura amapaense.
A primeira edição do evento contou com as exposições “Casa Nova e Memórias”, de R. Peixe, e “A arte amapaense de volta para casa”, do amapaense Ralfe Braga. Participaram também poetas do Coletivo Juremas, os artistas Val Milhomen e Joãozinho Gomes, e houve apresentações teatrais, musicais, performances de artistas, coral infantil, feira de artes, varal literário "Poesia e sustentabilidade" e fotos instagramáveis.
“Nossa proposta, além de ofertar educação técnica profissionalizante no eixo da produção cultural, do design e das artes plásticas, é fomentar a cultura. O “Tarde com Arte”, a partir de hoje, acontecerá uma vez a cada mês, das 16h às 20h, e seguimos ensinando os alunos a produzirem arte regional enquanto descobrimos novos talentos no estado”, destacou o coordenador do projeto e diretor do Novo Cândido Portinari desde 2017, José Nunes.
Gestor do Cândido Portinari, José Nunes
O professor, sociólogo e poeta Luiz Guedes, de 82 anos, visitou pela primeira vez o prédio reinaugurado após uma década e contou quais são as lembranças que o local traz.
“Durante esses 10 anos, acompanhei a obra, pois passava por aqui todos os dias para conferir se estava avançando. Conheci muitos trabalhadores e torci para que o prédio fosse concluído. Ao caminhar por aqui, sinto ternura por cada canto, pois está concretizado o sonho dos artistas amapaenses”, frisou Guedes.
Poeta Luiz Alberto Costa Guedes
O ponto alto da programação foi a roda de conversa sobre a importância da arte para a sociedade, e contou com a presença do artista plástico amapaense Ralfe Braga, do escritor e conselheiro do Conselho Editorial do Senado Federal, Fernando Canto, do gestor do Cândido Portinari e do conselheiro da cadeira de Artes Visuais, Agostinho Josaphat.
O artista plástico, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte, Ralfe Braga, falou emocionado sobre a influência que o ensino recebido no Cândido Portinari teve em sua carreira.
“Meu primeiro contato com a arte foi numa sala chamada Cândido Portinari, que ficava nas dependências da Escola Estadual Barão do Rio Branco, tive a honra e a sorte de ter sido um dos pioneiros. Fui convidado a estudar lá pelo meu querido amigo R. Peixe, que foi o idealizador do projeto do prédio que estamos recebendo. Ao entrar aqui, sinto muita alegria e um imenso orgulho, pois é um momento histórico que estou vivendo”, frisou Braga.
Artista plástico, ilustrador, designer gráfico e diretor de arte, Ralfe Braga
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!