Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMOÇÃO

'Apoio familiar é fundamental na vida do agente de segurança', declara governador Clécio Luís ao promover oficiais e praças da Polícia Militar

Cerimônia aconteceu na segunda-feira, 23, no Comando Geral da PM. Na ocasião, gestor também assinou a lei de promoção à graduação de cabo.

Por Marcelle Corrêa
24/12/2024 15h10

Polícia Militar do Amapá contabiliza 930 ascensões na carreira em menos de dois anos de gestão do governador Clécio LuísAo oficializar a promoção de 96 oficiais e praças da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), o governador Clécio Luís exaltou o protagonismo familiar na carreira dos agentes da segurança pública, que oferecem apoio incondicional e compreensão em desafios e superações. A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 23, no Comando Geral da PM.

Governador Clécio Luís durante a cerimônia de promoção de oficiais da PM“A família acaba se envolvendo muito na rotina do profissional. Esse agente acaba levando para casa uma parte dos ensinamentos, da postura e doutrina adquiridas na PM, e isso inspira. Pelo tipo de atividade e ofício que eles praticam, a família sabe que as corporações da Segurança Pública trabalham com o enfrentamento ao crime. Por isso, saúdo todos os familiares que apoiam os nossos servidores”, ressaltou o governador Clécio Luís.

Na ocasião, Clécio Luís também assinou a lei de promoção à graduação de cabo nas corporações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CBM-AP). A legislação visa garantir que os soldados tenham acesso à promoção para cabo após quatro anos de serviço, sem a necessidade de concurso ou curso de formação. 

Um dos promovidos foi o major Ruan Maciel, que desde criança admirou o pai, o tenente aposentado José Costa. Ele destacou que sempre viu na figura paterna um herói fardado na proteção dos amapaenses.

Ruan Maciel e o pai, José Costa“É com muita alegria que recebo a promoção ao lado do meu pai. Estar com ele aqui, que sempre foi minha inspiração, é gratificante e me faz perceber as raízes que ele deixou na PM com uma história de muito trabalho e dedicação. Hoje, também tenho um filho e percebo nele a mesma alegria e orgulho em me ver chegando após mais um dia trabalho por uma sociedade melhor”, disse Maciel.

O tenente aposentado e pai de Ruan, José Costa, contou que entrou para a PM do Amapá em 1991, e que a doutrina militar foi aplicada em casa. Em tom de descontração, relata que chama os filhos por números, igual como são chamados os soldados durante a preparação e cursos. Com sete progênitos, ele se orgulha de ter plantado a semente na vida profissional do filho mais velho.

“É uma emoção boa voltar à PM após quatro anos que entrei para reserva e, ainda mais gratificante, vir prestigiar a promoção do meu garoto, o 01. A Polícia Militar é uma família que me orgulha fazer parte, assim como o meu filho”, afirmou José.

Governador Clécio enalteceu a importância da família na vida dos militares

Com lágrimas nos olhos, envolvida em um abraço maternal, a capitã promovida Waldenice Nogueira relembra a trajetória e o apoio da família, principalmente do pai, falecido há 3 anos, que sempre a incentivou e a viu entrar na PM. 

Capitã promovida, Waldenice Nogueira“É uma realização estar sendo promovida a capitã e sinto muita falta do meu pai, que sonhou com essa ascensão na minha carreira. Mas eu tenho certeza que para ele, onde estiver, e para minha mãe, eu sou um grande orgulho para toda a minha família. É uma honra trabalhar na segurança pública do Amapá e poder transformar a vida de toda a população”, disse Waldenice.

A mãe da militar, Dolores dos Santos, de 72 anos, conta que ver a filha de farda e servindo ao Amapá era um desejo grande do marido.

“O pai dela a amava muito, e era o sonho dele que ela fosse policial militar. Hoje, ela tá sentindo a falta dele, a emoção é grande. A minha alegria e a dele (pai da militar) é ver nossa filha sendo vitoriosa. Porque é uma luta muito grande, mas ela está aqui, graças a Deus”, frisou Dolores, emocionada.

Durante a solenidade, também houve a entrega da medalha do mérito tenente “José Alves Pessoa” e da medalha do mérito “Forte São José”, para personalidades civis e militares em homenagem e reconhecimentos de gratidão pelos relevantes serviços prestados à instituição e à sociedade civil.

Emoção da capitã Waldenice Nogueira e a mãe, Dolores Nogueira

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!