Governo do Amapá celebra 79 anos da Escola Estadual Barão do Rio Branco com caminhada pela sustentabilidade e inclusão
Cerca de mil estudantes, segurando cartazes e faixas difundindo os temas, participaram da iniciativa que percorreu vias de Macapá, neste sábado, 26.

A Escola Estadual Barão do Rio Branco, de Macapá, comemorou o aniversário de 79 anos de criação em grande estilo neste sábado, 26. Cerca de mil estudantes da instituição participaram de uma caminhada que percorreu a Avenida FAB e as Ruas Cândido Mendes e São José, promovendo a sustentabilidade e a inclusão pelas vias da capital.
A programação, que celebrou uma das mais tradicionais unidades de ensino do Governo do Estado, contou ainda com apresentações de estudantes e da banda marcial da Polícia Militar. No final do evento, aconteceu o corte do bolo comemorativo, que foi distribuído aos presentes.


“O dia amanheceu com chuva, mas a gente tá com tanta energia que isso não atrapalhou. Estudo aqui há quatro anos e todos nós gostamos muito. A caminhada está sendo boa e estamos mostrando a cultura da escola para a cidade. Também é um momento para a gente interagir, então está sendo divertido”, conta o estudante Emanoel Mendes, de 15 anos, do 9º ano do ensino fundamental.
Atualmente, a instituição atende 1,2 mil estudantes, com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A diretora da escola, Maria de Nazaré, explica que a caminhada é o final de um trabalho realizado ao longo do mês comemorativo.

“Temos muito orgulho da história da escola, uma das mais tradicionais e antigas do Amapá, que conserva a arquitetura original do prédio. Nós levantamos o debate da sustentabilidade e inclusão por meio de palestras, trabalhos escolares, gravação de vídeos. E agora é essa grande culminância. Até com chuva, estão todos animados. E os pais vieram participar também, isso nos deixa felizes”, conta a diretora.
Escola Barão do Rio Branco
A Escola Estadual Barão do Rio Branco foi criada em 20 de abril de 1946, quando o Amapá ainda era Território Federal. Devido ao feriado de Páscoa, a comemoração foi adiada para este sábado.
A instituição foi a primeira escola construída em alvenaria no estado, tendo um papel fundamental na expansão e desenvolvimento da cidade de Macapá. Até hoje, o prédio conserva o estilo arquitetônico da época, tendo sido reformado pelo Governo do Estado em 2021.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!