Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Caravana Abril Azul: planetário móvel do Governo do Estado chega ao 'Macapaba' em ação de conscientização sobre o autismo

Atividade integra a programação que busca fortalecer o debate sobre o tema, além de oferecer serviços sociais públicos para a população.

Por Flávio Sousa
26/04/2025 16h19
A ação contou com a participação do projeto 'Astronomia no Meio do Mundo"

Como parte da campanha “Abril Azul”, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Governo do Amapá promoveu a “Caravana Azul - Amapá de Inclusão”, neste sábado, 26, na Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes, no Conjunto Macapaba, na Zona Norte de Macapá.

A ação contou com a participação do projeto 'Astronomia no Meio do Mundo', que trouxe o planetário móvel para proporcionar uma experiência imersiva e educativa aos alunos, e ao público em geral.

Concebido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), o planetário móvel é uma ferramenta pedagógica que promove o aprendizado por meio de uma abordagem lúdica e interdisciplinar. As sessões são baseadas nos princípios da Nova Educação, o que permite aos professores ampliar discussões em sala de aula, incentivando o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes. 

Josirlan Afonso, Gerente de Núcleo de Popularização Científica da Setec

"O Planetário Móvel é uma ferramenta pedagógica inovadora, atrativa e que combina ciência, tecnologia e acessibilidade. Com estrutura inflável e equipada com recursos visuais e sonoros, o ambiente escolar se transforma em um espaço de descobertas sobre o universo, o espaço e o tempo, de forma lúdica e inclusiva, encantando todos que visitam o espaço", disse Josirlan Afonso, Gerente do Núcleo de Popularização Científica da Setec.

Bernardo Picanço, diretor da Escola Estadual Professor Antônio Munhoz Lopes, destacou que a campanha "Abril Azul" é fundamental, já que grande parte dos alunos da escola e muitos residentes no conjunto Macapaba são autistas. Ele reforçou a importância da criação de serviços públicos voltados para atender a população em vários segmentos, desde saúde até entretenimento.

Bernardo Picanço, diretor da Escola Antônio Munhoz Lopes

"É necessário desenvolver serviços que atendam essa população, que ainda enfrenta muitas dificuldades de aquisição . A iniciativa facilita o acesso dos alunos, pais e moradores a atendimentos importantes, como consultas com psicólogos e fonoaudiólogos, além de atrações como o planetário móvel que é inclusivo ao público, atendendo todas as crianças e adultos que precisam dos serviços", contou o diretor da Escola Estadual Antônio Munhoz Lopes.

A estudante Mariana Gabriela, de 9 anos, disse ter achado a ação e as atrações do evento muito legais. Foi a primeira vez que ela participou de uma iniciativa que oferece diversos serviços públicos à comunidade, e o que mais a deixou feliz foi a experiência no planetário móvel.

 "Eu gostei muito, porque onde eu morava não tinha esses serviços para a gente, especialmente para as crianças. Adorei conhecer o universo, ver as estrelas e os planetas", contou, animada.

A estudante Mariana Gabriela, de 9 anos.

Durante o evento, foram oferecidos diversos serviços gratuitos, como triagem básica de saúde (aferição de pressão arterial e glicemia), emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Carteira do TEA), distribuição do Cordão de Girassol, atendimento pelo programa Acolher Amapá, orientações sobre o Planejamento Educacional Individualizado (PEI) e palestras com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Gleise Barbosa, coordenadora da ação ’Abril Azul’.

Gleise Barbosa, coordenadora da ação "Abril Azul", explicou que a iniciativa é uma forma necessária de garantir políticas públicas para os moradores do Conjunto Residencial Macapaba, na Zona Norte da capital.

"Nosso objetivo é dar visibilidade às necessidades da comunidade, especialmente das pessoas com autismo, e mostrar que o acesso a serviços básicos é um direito de todos", afirmou.

Planetário Móvel 

Com uma cúpula inflável equipada com tecnologia de ponta, que inclui projetor de realidade aumentada em 360°, caixa de som e ar-condicionado portátil, o espaço comporta até 30 pessoas por sessão e simula planetas, estrelas, buracos negros e constelações. O objetivo é apresentar o universo, mas de uma forma divertida, descontraída, mas com muito aprendizado em alta tecnologia.  

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!