Governo do Amapá dialoga com associações e sociedade para Construção do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência
Ação aconteceu nesta terça-feira, 29, e reúne demandas, críticas e sugestões para consolidar o compromisso com a inclusão plena, cidadania e os direitos humanos.

O Governo do Amapá participou de uma escuta ativa para a Construção do Plano Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento, realizado em parceria com o Conselho Estadual do segmento, aconteceu nesta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral.
O principal objetivo da ação é escutar membros da sociedade qualificados para, junto às associações de pessoas com deficiência do Amapá, construir de forma coletiva e participativa o Plano.
O secretário de Estado de Direitos Humanos, Richard Madureira, disse que a partir dessa ação, serão realizadas uma série de atividades que resultarão na efetivação do Plano Estadual, e o resultado será a implantação de políticas que respeitem e concedam dignidade às pessoas, melhorando a qualidade de vida no estado.

“O Governo do Estado, compreendendo a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas a atender os mais diversos segmentos, está presente nesse movimento que vai colaborar com a construção do Plano Estadual. Esse é o momento em que as organizações sociais estão dialogando e expondo anseios e necessidades para podermos ter um diagnóstico que estabelecerá as diretrizes necessárias para a construção do Plano”, ressaltou o secretário.
Além de receber as demandas, críticas e sugestões, a iniciativa busca consolidar o compromisso do Governo do Amapá com a inclusão plena, o acesso universal, a cidadania e os direitos humanos.
A presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Alice Bessa, ressaltou que o intuito da escuta é levar para o Governo do Estado, as reivindicações das associações de pessoas com deficiência, visando a elaboração do Plano.

“Nesse primeiro momento vamos impulsionar a elaboração do documento que resultará na execução do Plano. O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, será o gestor. Um dos principais objetivos é a adesão do Estado ao 'Novo Viver sem Limite', Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que é uma iniciativa do Governo Federal”, frisou a presidente.
A escuta ativa fortalece o protagonismo das pessoas com deficiência na formulação de políticas públicas mais eficazes, acessíveis e sustentáveis, sendo mais uma ferramenta que agrega chances de inclusão e dignidade humana.
Indiraima Alessandra da Cunha, de 29 anos, é coordenadora de Políticas Afirmativas para Pessoas com Deficiência do município de Santana. Ela destacou a importância da ação.

“Não tem como falar de políticas públicas voltadas para esse público sem ter a presença das pessoas que passam pelas dificuldades do dia a dia. Estamos trazendo questões para serem discutidas e a expectativa é que elas se consolidem em leis que beneficiem todas as pessoas que precisam de acessibilidade e de inclusão”, pontuou a coordenadora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!