Governo do Amapá segue cronograma de capacitação para criação de grêmios estudantis nas escolas estaduais
Alunos da Escola Nilton Balieiro, no Marabaixo, participaram de momento para estimular a organização, cidadania e o protagonismo dentro do ambiente de ensino.

O Governo do Amapá segue com a realização do cronograma de capacitações e mobilizações para a criação e fortalecimento dos grêmios das instituições de ensino da rede pública estadual. Nesta terça-feira, 29, a Escola Nilton Balieiro Machado, localizada no Marabaixo, em Macapá, recebeu a visita da equipe da Gerência de Protagonismo Estudantil das secretarias de Estado da Educação (Seed), Juventude (Sejuv), Mobilização e Participação Popular (Semopp) e do Ministério Público (MP-AP), consolidando um planejamento estratégico voltado para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio.
Durante a ação organizada pela Seed, os estudantes participaram do debate, com o objetivo de estimular a organização estudantil democrática, a cidadania e o protagonismo dentro do ambiente escolar.

Segundo Andresa Nunes dos Santos, gerente de Protagonismo Estudantil da Seed, a proposta vai além da criação de novos grêmios.

"Estamos fazendo revitalizações e apresentando o cronograma do Grêmio Estudantil 2025. Queremos fortalecer a relação entre grêmio e gestão escolar, garantindo a voz ativa dos estudantes e incentivando uma política educacional participativa", explicou Andresa.
A gerente também anunciou uma novidade para os grêmios: a partir deste ano, cada unidade receberá um repasse mensal, que poderá ser utilizado para atividades culturais, esportivas e educacionais promovidas pelos próprios estudantes através do Grêmio Estudantil.
Além do incentivo financeiro, o recurso ajuda no apoio das atividades administrativas e de comunicação interna.

Larissa Pontes, mobilizadora da Secretaria de Mobilização e Participação Popular e ex-integrante de grêmio estudantil, compartilhou sua trajetória com os alunos.
“Em 2022, participei do grêmio da Escola Tiradentes, e hoje estou na comissão organizadora da eleição de 2025. Tudo começou no grêmio. É uma ferramenta de transformação e de inserção dos jovens nas políticas públicas”, afirmou a mobilizadora.
Sefora Rola, assistente social do Ministério Público do Amapá e integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também reforçou a importância da iniciativa. Para ela o grêmio é necessário para democratizar e fortalecer esses exercícios dentro da escola.

"Os estudantes estão sendo incentivados a participar ativamente, e tanto o Ministério Público, quanto a Secretaria da Educação, a Secretaria da Juventude e demais organizações estarão acompanhando e dando total apoio a esse processo. É um momento de construção coletiva, e essa presença fora da sala de aula é essencial para o protagonismo estudantil”, pontuou Sefora.
O cronograma de capacitação segue em outras escolas, com foco em alunos do ensino médio para demonstrar a importância da liderança estudantil, além da educação política a na mobilização de coletivos estudantis com espaços de participação ativa dos alunos na gestão escolar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!