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EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Governo do Amapá capacita gestores de escolas quilombolas para melhorar indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Capacitação ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral e reuniu gestores e professores para realizar práticas pedagógicas e valorizar o currículo regionalizado.

Por Breno Pantoja
01/05/2025 11h44
Capacitação busca melhorar desempenho das escolas na avaliação, base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Com o objetivo de garantir equidade e qualidade no ensino, o Governo do Amapá, iniciou nesta quarta-feira, 30 de abril, a primeira formação voltada exclusivamente para gestores de escolas quilombolas da rede estadual, com foco na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O encontro aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na zona Norte de Macapá.

Essa é a primeira vez que a rede estadual realiza uma capacitação específica sobre o Saeb para unidades quilombolas. A formação, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) juntamente com Núcleo de Formação Continuada (Nufoc) e pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial (Neer), busca preparar os gestores para melhorar o desempenho das escolas na avaliação, que é base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Professores passaram pela prática do Letramento Racial

Segundo a coordenadora do Nufoc/Neer, professora Márcia Galindo, a iniciativa representa um marco na política educacional do estado.

Coordenadora do Nufoc/Neer, professora Márcia Galindo

“Nunca houve uma formação do Saeb voltada para as escolas quilombolas estaduais. Essa é a primeira mesmo. A avaliação é fundamental porque é através dela que temos a nota do Ideb, que mede a qualidade e equidade da educação. Precisamos dessa formação para planejar metodologias ativas que engajem os alunos e fortaleçam uma educação antirracista e de pertencimento", destacou a coordenadora.

A formação foi pensada de forma contínua. Além deste primeiro encontro, outros três já estão programados para os meses de junho, setembro e novembro, envolvendo coordenadores pedagógicos e professores em um processo que integra práticas pedagógicas, uso de tecnologias e valorização do currículo quilombola e regionalizado. Além disso, durante a programação houve outras práticas como o processo pedagógico de Letramento Racial e exposições de materiais da cultura africana.

O consultor de Educação para Relações Étnico-Raciais, Silvaney Rubens, também reforçou a importância da formação para a melhoria dos indicadores educacionais nas comunidades quilombolas.

Consultor de Educação para Relações Étnico-Raciais, Silvaney Rubens

“O foco é o Saeb e o Ideb. Reunimos professores de todas as escolas quilombolas para trabalhar elementos fundamentais que impactam diretamente nos resultados. Essa preparação é essencial para garantir que os estudantes dessas comunidades tenham acesso a uma educação de qualidade", afirmou Silvaney.

O Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

A avaliação ocorre a cada dois anos na rede pública e reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Durante a reunião com gestores de escolas quilombolas da rede estadual, houve exposições de materiais da cultura africana

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção da equidade racial na educação, valorizando a identidade, a cultura e o protagonismo das comunidades quilombolas.

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ÁREA: Educação