Governo do Amapá capacita gestores de escolas quilombolas para melhorar indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Capacitação ocorreu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral e reuniu gestores e professores para realizar práticas pedagógicas e valorizar o currículo regionalizado.

Com o objetivo de garantir equidade e qualidade no ensino, o Governo do Amapá, iniciou nesta quarta-feira, 30 de abril, a primeira formação voltada exclusivamente para gestores de escolas quilombolas da rede estadual, com foco na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O encontro aconteceu no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na zona Norte de Macapá.
Essa é a primeira vez que a rede estadual realiza uma capacitação específica sobre o Saeb para unidades quilombolas. A formação, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) juntamente com Núcleo de Formação Continuada (Nufoc) e pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial (Neer), busca preparar os gestores para melhorar o desempenho das escolas na avaliação, que é base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo a coordenadora do Nufoc/Neer, professora Márcia Galindo, a iniciativa representa um marco na política educacional do estado.

“Nunca houve uma formação do Saeb voltada para as escolas quilombolas estaduais. Essa é a primeira mesmo. A avaliação é fundamental porque é através dela que temos a nota do Ideb, que mede a qualidade e equidade da educação. Precisamos dessa formação para planejar metodologias ativas que engajem os alunos e fortaleçam uma educação antirracista e de pertencimento", destacou a coordenadora.
A formação foi pensada de forma contínua. Além deste primeiro encontro, outros três já estão programados para os meses de junho, setembro e novembro, envolvendo coordenadores pedagógicos e professores em um processo que integra práticas pedagógicas, uso de tecnologias e valorização do currículo quilombola e regionalizado. Além disso, durante a programação houve outras práticas como o processo pedagógico de Letramento Racial e exposições de materiais da cultura africana.
O consultor de Educação para Relações Étnico-Raciais, Silvaney Rubens, também reforçou a importância da formação para a melhoria dos indicadores educacionais nas comunidades quilombolas.

“O foco é o Saeb e o Ideb. Reunimos professores de todas as escolas quilombolas para trabalhar elementos fundamentais que impactam diretamente nos resultados. Essa preparação é essencial para garantir que os estudantes dessas comunidades tenham acesso a uma educação de qualidade", afirmou Silvaney.
O Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
A avaliação ocorre a cada dois anos na rede pública e reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a promoção da equidade racial na educação, valorizando a identidade, a cultura e o protagonismo das comunidades quilombolas.
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