Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO AO CIDADÃO

'Tem muito valor para todos nós', diz uma das 1,8 mil pessoas atendidas pelo Super Fácil das Águas na comunidade de Vila Betel, em Mazagão

Ao todo, já foram contabilizados 2,4 mil atendimentos em apenas duas localidades. Projeto do Governo do Amapá leva serviços gratuitos de documentação, saúde e orientação jurídica.

Por Alice Valena
11/06/2025 09h20
Extrativista Jakeline Sousa de Vila Betel, em Mazagão

A unidade móvel do Super Fácil das Águas do Governo do Amapá levou serviços essenciais para a comunidade de Vila Betel, às margens do Rio Ariramba, em Mazagão. Apenas na segunda-feira, 9, e terça-feira, 10, foram realizados 1.832 atendimentos para mais de 300 famílias, onde o acesso à cidadania ainda é um desafio cotidiano.

Moradora da comunidade há quase três décadas, a extrativista Jakeline Sousa foi uma das primeiras a aproveitar os serviços coordenados pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil). Ela atualizou documentos, como a Carteira de Identidade Nacional, buscou informações sobre programas sociais e acompanhou de perto o atendimento aos vizinhos.

“Em nome da Vila Betel, agradeço ao Governo do Amaopa, ao Super Fácil e todos os órgãos envolvidos. Vocês deixaram o conforto da cidade para cuidar do nosso povo, e isso tem muito valor para todos nós”, disse Jakeline, emocionada.

Jakeline Sousa agradeceu os serviços do Governo do Amapá

Confira alguns dos serviços mais procurados:

  • Realização de 200 atendimentos em saúde, incluindo vacinação e consultas;
  • Emissão de 101 cartões do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Mais de 60 emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  • Mais de 70 acolhimentos jurídicos realizados pela Defensoria Pública do Estado (DPE).
Super Fácil das Águas atendeu a população na Escola Municipal Rio Ariramba

Todos os serviços são oferecidos de forma gratuita por mais de 60 profissionais do Sistema Super Fácil e instituições parceiras. Para o diretor-geral de Atendimento do Sistema Super Fácil, Wenderson Leite, cada atendimento representa muito mais que números.

“Cada sorriso, cada dúvida esclarecida ou documento entregue mostra que estamos no caminho certo. Levar cidadania a quem vive distante dos centros urbanos é mais do que uma meta, é um compromisso do Estado com o respeito e a inclusão de quem mais precisa”, destacou Leite.

Equipe da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) atendeu e acolheu vários jovens da região

Super Fácil das Águas

Com apenas duas comunidades-polo visitadas, o Super Fácil das Águas já contabiliza 2.457 atendimentos. Nesta quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12, o projeto visita Vila Maranata. Confira o cronograma:

  • Quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12
    - Atendimentos na comunidade de Vila Maranata e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Maracá, Curuçá, Braço do Ajuruxi, Furo do Maracá, Escadinha, Ilhas do Pará, Afuá e Gurupa;
  • Sexta-feira, 13
    - Atendimentos na comunidade de Rio Navio e comunidades adjacentes de Baixo Maracá, Rio Urubu, Maracá Mirim, Rio Três Irmãos e das Ilhas do Pará;
  • Sábado, 14
    - Atendimentos na Foz de Mazagão Velho e nas comunidades adjacentes de Rio Preto, Urubuena, Rio Mutuacá, Igarapé Grande e Espírito Santo.
Tanto os bebês quanto as mães recebem atendimento prioritário na unidade móvel do Super Fácil das Águas
Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) realizando o acolhimento dos beneficiados pelo projeto
Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou momentos de lazer e diversão para as crianças
Equipe do Super Fácil das Águas durante atendimento em Mazagão

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!