Governo do Amapá e Comitê do Judiciário debatem avanços e perspectivas para a saúde no estado
Governador em exercício, Teles Júnior destacou os investimentos e a organização da rede de saúde, que é prioridade da gestão.
Comitê foi criado pelo Tjap por determinação do Conselho Nacional de Justiça
O governador em exercício do Amapá, Teles Júnior, participou nesta terça-feira, 12, da 36ª Reunião do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário (CES-JUS). O encontro tratou de melhorias para a regulação de pacientes no Amapá para, desta forma, diminuir os casos de judicialização.
"A saúde é prioridade deste governo. Foram autorizados recursos adicionais de R$ 170 milhões no orçamento, houve a intervenção direta do governador Clécio Luís no Hospital de Emergências [HE]; ampliação de leitos nas unidades; e estamos concluindo as obras dos hospitais de Santana e de Porto Grande. Há um esforço grande para melhorar os serviços públicos e tratar os dilemas estruturais. O Comitê é parte da solução dos problemas da saúde do estado. Essa é uma agenda que pede a união de todos nós", declarou Teles Júnior.
Foram compartilhados dados atualizados e as ações já realizadas ao longo deste ano pelo Governo do Estado para a reestruturação da saúde do Amapá, com aquisições de equipamentos de imagens, de medicamentos e correlatos, além da organização da rede. O Comitê também tratou especialmente das condições do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML).O encontro reuniu representantes de diversas instituições, inclusive do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Richard Pae Kim, que cumpre agenda no Amapá nesta semana.
Sobre o cômite
O Comitê foi criado pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) em 2017, por uma determinação do CNJ. Constituído por mais de 30 órgãos e representações das esferas municipal, estadual e federal, o grupo tem a missão de promover estudos e fomentar campanhas e políticas públicas voltadas para a prevenção da judicialização de demandas em saúde pública e privada.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!