Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Não foi preciso ir até a cidade comprar água', conta moradora do Bailique atendida por ação humanitária do Governo do Amapá

A agricultora Luíza Rocha faz parte das 2 mil famílias já contempladas com água doce entregue pela Caesa.

Por Redação
16/11/2023 12h26

Luíza faz parte das mais de 2 mil famílias alcançadas pela distribuição de água

A produtora rural Luíza Rocha, de 68 anos, compõe uma das mais de 2 mil famílias do arquipélago do Bailique já atendidas com a entrega de água doce. A iniciativa faz parte da ação humanitária do Governo do Amapá na região, que enfrenta a salinização das águas do Rio Amazonas.

Moradora da comunidade São João Batista, Luíza afirma que o fornecimento da água facilitou a realização das tarefas domésticas. Neste momento, são distribuídos 100 litros do líquido para cada família armazenar em caixas d’água entregues pelo Governo do Estado. 

“Por conta dela ter ficado salgada, nós tínhamos que comprar água em Macapá. Agora, já temos uma quantia que vai ajudar bastante. É uma benção de Deus”, afirma a moradora.

O fornecimento do líquido para as demais comunidades do arquipélago continua até o fim de semana. Em outra frente, a Caesa vai iniciar, nos próximos dias, a captação de água da foz do Rio Gurijuba para abastecer os reservatórios. Antes da entrega para os moradores, a água será tratada pelos técnicos do laboratório da companhia, que fica na Vila Progresso.

A ação humanitária se estende até domingo, 19, e também inclui ações de saúde, educação, assistência social, agricultura e esporte. A iniciativa conta com a articulação do senador Davi Alcolumbre e participação da empresa CEA Equatorial, com o programa Luz Para Todos.

Ajuda ao Bailique

Desde o começo do ano, o Governo do Amapá vem desenvolvendo esforços para garantir o acesso à água potável aos moradores do distrito de Bailique. A Caesa realizou um levantamento socioeconômico envolvendo quase 2 mil famílias das 38 comunidades do arquipélago. Cada uma delas foi atendida com caixas d'água com capacidade 2 mil litros para armazenamento de água doce.

Situação de emergência

O governador do Amapá, Clécio Luís, assinou na última segunda-feira, 13, o decreto de situação de emergência no estado em virtude da escassez de água potável em comunidades da costa do Amapá, como o Bailique e a Vila Sucuriju, no município de Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!