Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá intensifica testes da máquina dessalinizadora para atender população do Bailique, distrito de Macapá

Técnicos da Caesa avaliam se o equipamento é capaz de produzir água de qualidade.

Por Luan Rodrigues
17/11/2023 14h58

Equipes também analisam salinidade do Rio Amazonas e qualidade da água doce transportada para comunidade por barcos

Com o objetivo de atender a população que sofre com a salinização das águas do Rio Amazonas no arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, o Governo do Estado intensificou o processo de testagem da máquina dessalinizadora que irá atender a região. Quando ativado, o equipamento será capaz de abastecer as comunidades com 20 litros de água por domicílio.

“Nós vamos acompanhar os testes da máquina, que entrará em funcionamento em estado experimental, precisamos saber, operacionalmente, se ela vai produzir água com qualidade”, disse o biólogo Claudionaldo Ferreira, membro da equipe técnica de Controle da Qualidade da Água da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Além da máquina dessalinizadora, as análises coordenadas pela Caesa também estão avaliando a água distribuída pela companhia, transportada por barco de outras localidades. Foram mais de 400 mil litros de água potável disponibilizada nos últimos dias. 

Os especialistas também monitoram a salinidade da água do Rio Amazonas, com objetivo de identificar pontos em que o líquido é propício para uso.

A população da região além de sofrer há alguns anos com esse processo natural, também tem dificuldade de conseguir água potável oriunda das chuvas por conta da estiagem que o Amapá vem enfrentando. Porém, ações do Governo do Estado, como o transporte de água doce, vem amenizando a situação.

“Nós armazenamos água do período do inverno em que há mais chuva, mas agora nesse período as caixas estão começando a secar, por isso que essa ação do Governo do Amapá é uma grande ajuda e ficamos muito felizes e agradecidos por esse apoio que está sendo oferecido a nós”, disse o pescador José Adonias, morador do distrito do Bailique.

Orientações

As equipes da Caesa, através do Núcleo Social, também vêm realizando trabalhos educativos em relação ao uso das máquinas dessalinizadoras, que irão atender a comunidade no Bailique. O tratamento e uso correto da água, através do uso de hipoclorito, e também o acautelamento de famílias que irão receber kit de alimentação e água mineral estão sendo feitos. As entregas de hipoclorito para tratamento da água iniciam a partir deste sábado, 18.

Ação no Bailique

Os esforços do Governo do Estado em garantir água potável para os moradores do distrito do Bailique vêm sendo desenvolvidos desde o início do ano. Quase 2 mil famílias das 38 comunidades do arquipélago foram atendidas com caixas d’água com capacidade de armazenar 2 mil litros de água doce. E já iniciaram também as distribuições de 2 mil cestas básicas e 18 mil litros de água mineral na região.

Situação de emergência

O governador do Amapá, Clécio Luís, assinou na última segunda-feira, 13, o decreto de situação de emergência no estado em função da falta de água potável para as comunidades da costa do Amapá, como o Bailique e a Vila Sucuriju, ocasionada pela estiagem, queimadas, seca e salinização de rios.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!