No Amapá, Startup20 promove debate sobre uso estratégico de Inteligência Artificial nos negócios
Painéis de discussão trouxeram novos olhares sobre as ferramentas inovadoras e acessíveis que podem ser utilizadas no mundo corporativo.
Empreendedores amapaenses apresentaram suas experiências com a Inteligência Artificial
A utilização da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar e ampliar negócios já faz parte da rotina de trabalho das irmãs e empreendedoras Carolina Gonçalves e Carla Fernanda Gonçalves, que administram uma sorveteria em Macapá. As duas participaram, no domingo, 25, do painel ‘IA sob o Microscópio: modelos globais para a regulação da Inteligência Artificial’, no Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), com apoio do Governo do Amapá e Sebrae.
O debate contou, ainda, com a participação de profissionais do segmento de E-commerce (comércio eletrônico) dos Estados Unidos, África do Sul e de Omã. Foi para este público que as irmãs tiveram a oportunidade de apresentar o uso das novas ferramentas no gerenciamento do negócio que possuem no Amapá, com exemplificação ao vivo, através da criação de vídeo e legenda institucionais, com base nos dados da empresa colhidos pela IA.
Com uma sorveteria em atividade desde 1968 no estado, Carla e Carolina não imaginavam que a inovação poderia agregar tanto a uma atividade empresarial tradicional.
"O tema parecia muito distante do nosso segmento, mas eles nos aproximaram. Ficamos honradas em participar e ser exemplo para como utilizar a inteligência artificial, especialmente o Chat GPT, para fazer legendas mais atrativas para nosso público", destaca Carla.
A regulamentação de ferramentas como as utilizadas pelas irmãs faz parte do debate que hoje avança pelo mundo, como detalha o palestrante norte-americano Chris Rachel, representante do Departamento de Comércio Eletrônico dos Estados Unidos e representante da multinacional europeia do ramo de segurança, MBDA."Nossa obra-prima mais valiosa são os dados de usuários. Hoje, cada vez mais, precisamos assegurar nossos dados para criar modelos inteligentes de cibersegurança pela IA. Isso só será possível se compreendermos a importância dos dados e da segurança deles. Após isso, devemos tratar sobre a regulamentação desses dados e o uso deles por empresas", enfatizou Chris.
Startup20
Até esta segunda-feira, 26, o Amapá é a sede mundial do encontro que debate tecnologia, inovação e empreendedorismo.
A programação de quatro dias inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial desenvolvimento da região, com a realização de painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá.
O evento internacional faz parte das ações do Grupo de Engajamento criado pelo G20, organização que reúne as maiores economias do planeta, mais outras nações da União Europeia e Africana.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!