Governo do Amapá garante assistência humanitária para 3,7 mil pessoas atingidas pelos alagamentos, em Macapá
As ações de atendimento às vítimas foram centralizadas no Ginásio Avertino Ramos, no bairro Perpétuo Socorro.
Retorno das famílias aos lar acontece com suporte, segurança e acompanhamento da Seas e Defesa Civil do Estado
O Governo do Amapá segue garantindo assistência humanitária às famílias que retornam voluntariamente para casa, após as fortes chuvas e os alagamentos da última semana, em Macapá. Cerca de 3,7 mil pessoas receberam suporte e acompanhamento social pelos programas do Estado, “Acolher Amapá” e “Amapá sem Fome”.
Desde segunda-feira, 19, às ações às vítimas foram centralizadas no Ginásio Avertino Ramos, depois que a maioria das famílias deixaram voluntariamente, mas com todo o acompanhamento, o Centro de Acolhimento do Estado, na Escola Reinaldo Damasceno. A mudança foi decidida pelo Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Amapá, para permitir a preparação da unidade de ensino para o início do ano letivo.
"Para retornar ao lares a estrutura das moradias são avaliadas por um conjunto de profissionais da Assistência Social e Defesa Civil, para saber qual o risco a família pode ter no local. Já as doações de roupas e calçados são parte de uma corrente de solidariedade que se espalhou entre os cidadãos depois de um momento tão difícil. O Governo do Estado seguirá dando suporte com políticas públicas às pessoas em vulnerabilidade para dar mais dignidade a elas", afirmou a coordenadora de Proteção Social da Secretaria de Assistência Social (Seas), Margleide Alfaia.
Atendimentos
A população atingida pelos alagamentos recebe do Governo do Estado kits de alimentos, limpeza, dormitório e dignidade menstrual, além de colchões e doações de roupas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já realizou mais de 2.183 atendimentos médicos, laboratoriais e psicológicos, com serviço social e consultas especializadas. Também foram entregues 300 kits de higiene bucal para os pacientes.
Em outra frente, o grupo CEA Equatorial doou 20 geladeiras para alguns moradores que perderam eletrodomésticos em meio aos alagamentos. Além disso, a campanha solidária do Governo do Amapá arrecadou roupas para adultos e crianças, sapatos, brinquedos e materiais escolares.
Acolhimento às famílias
Desde sábado, 10, o Estado trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos da cidade.
Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. O Governo do Estado presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!