Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Setembro Dourado: Governo realiza blitz educativa para conscientizar sobre o câncer infantojuvenil

Momento marca o início da programação que busca esclarecer os amapaenses sobre o diagnóstico precoce da doença.

Por Redação
15/09/2021 16h37

Ficar atento aos sinais e sintomas aumenta em 90% as chances de cura da doença.

 

O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 15, a programação do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil. A campanha, organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), começou com uma blitz educativa para chamar atenção dos amapaenses sobre a importância do diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes.

A blitz aconteceu na Av. Padre Júlio Maria Lombaerd com a Rua Cândido Mendes, no centro de Macapá, e contou com apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e da ONG Carlos Daniel. Foram distribuídos cinco mil panfletos com orientações sobre a doença, importância dos sinais de alerta e tratamento.

O presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Pereira, explicou que a atenção aos sinais e sintomas aumenta 90% de chances de cura e que o acompanhamento com o pediatra é essencial. A ONG trabalha com projetos voltados a crianças e adolescentes com câncer.

“A melhor forma de chamar atenção da sociedade é fazer esse alerta. Os pais precisam ficar atentos à saúde dos seus filhos. Temos que dar atenção especial, não podemos ignorar nenhum sinal”, comentou o presidente da Ong.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelaram que a estimativa no ano de 2020 das taxas brutas de incidência de câncer por um milhão de crianças e adolescentes foi de mais de 8.400 novos casos diagnosticados no Brasil.

Cenário do câncer infantojuvenil no Amapá.

Atualmente, cerca de 50 crianças amapaenses fazem tratamento contra a doença com o apoio do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD) e da ONG Carlos Daniel. Os tipos mais comuns de câncer entre crianças e adolescentes são leucemia, linfomas e retinoblastomas (câncer ocular). Uma média de dois a quatro casos são registrados em crianças no Amapá.

Live Todos Contra o Câncer Infantojuvenil

Na quinta-feira, 16, a programação segue com uma live sobre a importância do diagnóstico precoce, cenário da doença no estado e ações de apoio aos pacientes com câncer infantil no Amapá. A live contará com a participação do secretário de saúde Juan Mendes, com o presidente da ONG Carlos Daniel, Agenilson Silva e com o Oncopediatra do Hospital Albert Einstein, médico Vicente Odone Filho. A live ocorrerá no instagram @saudeamapa.

Conheça os principais sinais e sintomas de alerta para o câncer infantojuvenil:

- Crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local;
- Perda de peso considerável e sem justificativa;
- Manchas roxas pelo corpo, sem ter se machucado;
- Febre prolongada e causa não identificada;
- Vômito acompanhado de dor de cabeça, tontura e diminuição da visão;
- Caroço em qualquer parte do corpo, em especial na barriga, pescoço e virilha;
- Palidez, cansaço e indisposição;
- Dores nos ossos e nas juntas, com ou sem inchaço;

O surgimento desses sintomas deve ser investigado imediatamente, por isso importante procurar um médico na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!