Com apoio do Governo do Estado, grupos de Marabaixo fazem palestra em escola quilombola, em Macapá
Evento faz parte das comemorações da Semana Estadual do Marabaixo, que encerra sábado, 29, com um jantar de confraternização.
Integrantes de grupos de Marabaixo fazem palestras para alunos da escola David Miranda
Estudantes da escola quilombola David Miranda dos Santos, na comunidade de São José do Matapi do Porto do Céu, região rural de Macapá, tiveram uma manhã animada na quarta-feira, 26. O estabelecimento de ensino recebeu a visita de integrantes de grupos de Marabaixo, que palestraram sobre a autêntica manifestação cultural.
A roda de conversa, cujo tema foi "O fortalecimento do Marabaixo em todo Estado do Amapá”, foi apoiada pelo Governo do Amapá, por meio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Os alunos assistiram atentos às marabaixeiras como Elísia Congó e Danniela Ramos, que apresentaram os elementos e os rituais que compõem a cultura e informaram que em 2018, o Marabaixo do Amapá foi reconhecido como Patrimônio histórico imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.A diretora da escola, Maria do Socorro de Jesus, lembrou que o dia em que o Marabaixo é comemorado é 16 de junho e destacou que a comunidade escolar teve a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos.
“Nossos alunos estão tendo uma oportunidade ímpar, de aprender e adquirir informações sobre a cultura do Marabaixo”, ressaltou a diretora.
Os integrantes dos grupos de Marabaixo partilharam ideias e opiniões, com o intuito de valorizar e fortalecer sua cultura. As celebrações encerram sábado, 29, com um jantar de confraternização para integrantes de grupos tradicionais, oferecido pela Fundação Marabaixo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!