Estudantes da rede estadual e universitários visitam exposição 'Memórias Oficiais do Amapá', organizada pelo Governo do Estado
Ação visa despertar o interesse pela história local e encerra nesta sexta-feira, 16.
Alunos da Unifap visitam a 1ª exposição ″Memórias Oficiais do Amapá”Para garantir a autenticidade dos atos oficiais, o Governo do Amapá realiza a 1ª exposição "Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais". O evento segue até esta sexta-feira, 16, a partir das 16h, no Monumento Marco Zero do Equador.
Durante o período da exposição, dezenas de estudantes puderam ver de perto registros e máquinas da época da criação do Território Federal. A ação é coordenada pelo Núcleo de Imprensa Oficial do Amapá, por meio da Coordenada pela Secretaria de Administração (Sead).
“Temos recebido alunos das universidades e da rede estadual amapaense, e é importante que as escolas visitem a exposição, pois ela contribui com a educação a partir das memórias. Esse contato com várias gerações, com pessoas que têm visão de mundo diversas, cria uma recordação que todos vão levar para o resto da vida”, explicou a coordenadora de Patrimônio e Logística da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Rosiane Oliveira.
Exposição visa despertar nos estudantes amapaenses o interesse pela história da AmapáA professora de Artes Visuais e Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Clícia Coelho, destacou que a presença dos alunos na mostra contribui para que eles contemplem a estética e a criatividade que o ser humano possui.
“Os elementos da exposição ajudam a transmitir mensagens complexas de maneira mais simples e visualmente agradável, são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades no contexto da educação pedagógica. Com certeza, foi uma experiência agradável conhecer o acervo e participar do processo de mediação museológica”, frisou Clícia.
Professoras da Unifap Silvia Marques, Clícia Coelho e a curadora da exposição, Cristiane Machado
O gerente do Núcleo de Imprensa Oficial, Caio Martins, disse que as visitas das escolas e universidades objetiva despertar nos estudantes amapaenses o interesse pela história da Amapá.
“É relevante que a sociedade saiba que no serviço público existe um setor que, além de publicar atos oficiais, faz um trabalho ativo e uma gestão documental séria. É por isso que temos hoje arquivos históricos dos anos 1945, 1946, da década de 50, 60 e 70. Estamos mostrando a rica história da Imprensa Oficial e do Amapá, que muitas pessoas não conhecem”, pontuou Martins.
A 1ª exposição "Memórias Oficiais do Amapá: 80 anos de Atos Oficiais" também estará disponível na 53ª Expofeira do Amapá, que acontece de 29 de agosto a 8 de setembro.
Gerente do Núcleo de Imprensa Oficial, Caio Martins
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!