Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

'Essa parceria mostra o cuidado com os povos originários', diz indígena atendido durante 'Operação Opuka'

Japu Wajãpi veio com a família participar da ação, que segue até esta sexta-feira, 16, com serviços de saúde no polo base Aramirã, em Pedra Branca do Amapari.

Por Jamile Moreira
16/08/2024 15h30

Indígena Japu WajãpiIndígena Japu WajãpiO Governo do Amapá segue até esta sexta-feira, 16, com a "Operação Opuka" no polo base Aramirã, em Pedra Branca do Amapari. A ação visa garantir de forma integral e com equidade o acesso da população indígena a serviços de saúde essenciais.

Diversas comunidades do território Wajãpi se deslocaram para realizar atendimentos de saúde. Entre os beneficiados, está Japu Wajãpi, que levou toda a sua família para realizar exames e reforçou a preocupação da gestão estadual com a assistência aos povos indígenas.

“Estamos aqui desde o começo da ação e muitos wajãpis vieram de diversas partes do território, pois, muitas vezes, precisamos nos deslocar até outros municípios para conseguir atendimento. Essa parceria mostra o cuidado com os povos originários, e queremos que esse serviço chegue em mais aldeias", reforçou Japu.

Durante três dias, indígenas recebem atendimentos do Governo do AmapáDurante três dias, indígenas recebem atendimentos do Governo do AmapáÚnica cacica da região, Aniarati Wajãpi, de 64 anos, trouxe a família e as mulheres da sua comunidade para incentivá-las a cuidar da saúde.

“Antigamente, nós mulheres, não podíamos estudar ou ir ao médico, mas os tempos mudaram e precisamos aproveitar essas oportunidades. Fizemos consultas, exames, e agradeço essa oportunidade, além de esperar que ações como essa ocorram mais vezes”, afirmou Aniarati.

Única cacica da região, Aniarati WajãpiÚnica cacica da região, Aniarati WajãpiOperação Opuka

A "Operação Opuka" é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Especial Indígena do Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal. Para ação, foram disponibilizados mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, odontólogos, vacinadores e técnicos. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!

ÁREA: Saúde